Um espaço para quem pensa que política, futebol e religião se discute.







quarta-feira, 7 de julho de 2010

Já vai tarde Dr.Ney Moura Teles.





Acompanho seus artigos escritos primorosamente no Diário da Manhã, e o parabenizo pela boa redação, digna de um bom advogado, pena que quando redige, o faz em causa própria ou atendendo interesses de terceiros, ou melhor, de tucanos.
Esta campanha difamatória que o nobre advogado vem fazendo, seja através da imprensa escrita ou pelos 140 caracteres do Twitter, em desfavor da maior liderança política de Goiás, Iris Rezende Machado, me chamou a atenção mais uma vez, como militante e filiado ao PMDB, completo este ano, dez anos de filiação, tendo minha ficha abonada pelo Deputado José Essado, da minha querida Inhumas, terra que com certeza procuro nunca decepcionar, ao contrário de muitos.
Resolvi escrever estas linhas, sem a maestria de sua redação,é claro, mas primando sempre pela verdade em seu conteúdo, não sei o que motiva este ódio que alimenta suas palavras, quando escreve sobre alguém,que completou cinqüenta e dois anos de vida pública, proporcionando a Goiás,um salto de desenvolvimento, iniciado em 1983 em seu primeiro mandato de Governador.
Mas para quem acompanha sua trajetória, caro advogado, seu comportamento não surpreende,fala do PMDB com a desdenha que somente um filho ingrato,poderia ter a capacidade de fazê-lo, ao “morar” na casa da “mãe” e maldizê-la,com palavras amargas carregadas de um rancor que não tem razão de ser.
Estive em sua cidade natal Dr. Ney Moura, conversando com seus amigos de várias décadas, os mesmos, desaprovam a maneira sórdida com que se refere ao PMDB, à Íris Rezende ou ás pessoas que fazem parte do partido, se seus próprios amigos desaprovam sua conduta verborrágica, que credibilidade poderia conter em suas palavras?
Não custa nada esclarecê-las, para que acusações levianas, se ditas vária vezes, não se tornem verdade, como praticava Paul Joseph Goebbels, o Marketeiro político de Hitler, em sua Alemanha nazista, na história que todos conhecem seu trágico fim.
Mas sua ingratidão vem de longe, o Doutor estufa o peito para dizer que teve mais de quinhentos mil votos,quando candidato a Senador pelo PMDB, como fosse seu nome e sua genialidade, os responsáveis por tal votação, quem lhe deu esta votação Doutor, foram às pessoas, que como eu, filiadas e simpatizantes do PMDB, acreditaram no candidato da sigla e não em Ney Moura, um ilustre desconhecido à época.
O Doutor poderia ter tido mais de um milhão de votos, se tivesse cumprido com pelo menos, parte da promessa que fez, aos membros dos diretórios espalhados pelos duzentos e quarenta e seis municípios Goianos.
Confrontou-se nas prévias do partido, com o ex-Deputado Federal Dr.Luiz Soyer, principal adversário naquela oportunidade na disputa pela vaga de Senador na chapa de Maguito Vilella, no ano de 2006,Luiz Soyer,este sim, uma reserva moral, um ícone da política Goiana, um dos fundadores do MDB, que junto com Íris Rezende e tantos outros,que infelizmente, não estão aqui para contar história, enfrentaram as baionetas da ditadura militar em favor da construção de um país democrático.
Este mesmo Soyer foi preterido pelos convencionais do PMDB, que foram levados pela falácia do Dr.Ney Moura, que dizia ter uma “caixa de ferramentas” para ser aberta, com o objetivo de “detonar” o então candidato do PSDB ao Senado, e hoje candidato a Governador, o tucano Marconi Perillo.
Diferente do que pregou aos convencionais naquela pré-campanha,Dr. Ney Moura faltou elogiar nos programas de rádio e televisão o principal adversário do PMDB de todos os tempos,o Senador já supra citado.
Já começava por aí a conduta de “Judas”, na vã tentativa de manchar esta sigla, que tanto contribuiu na construção de nosso Estado e tanto fará ao eleger novamente Iris Rezende Machado mais uma vez Governador de Goiás.
Como alguém,que em sua terra natal, a simpática Formosa, teve pouco mais de 21% dos votos para o Senado, tem a audácia de tentar arranhar a imagem de quem é portador do maior currículo de Goiás e jamais traiu seu partido como o mesmo faz agora.
“O pior cego é aquele que não quer ver”, Dr. Ney Moura, nunca engoliu a coligação com o Partido dos Trabalhadores, atitude digna de alguém que não consegue enxergar “um palmo além de seu próprio umbigo”. Para a conquista de vitórias é necessário a construção de alianças e não através da prática de conchavos escusos, realizados na surdina e na calada da noite, cuspindo no prato que comeu.
Íris escolheu a dedo seu vice e hoje atual prefeito de Goiânia, Dr.Paulo Garcia que vem realizando uma excelente administração dando continuidade na belíssima administração de Quem sucedeu, certo disso, mas sem dar o braço a torcer e através do Twitter, Dr. Ney tece diariamente fortes críticas ao Governo Lula e a sua possível sucessora, a Ministra Dilma Roussef, que vem num forte crescimento apontado pelas pesquisas de intenção de voto, deixando o candidato tucano.o Sr. José Serra para trás, pavimentando uma vitória,ainda no primeiro turno.
Dilma tem a lhe apoiar, um Presidente da República, que alcança os mais altos índices de aprovação e, quem foi a Convenção que homologou a candidatura de Iris Rezende ao governo, ao lado de Pedro Wilson ao Senado, pôde sentir a importância desta aliança e a força da militância de PMDB/PT e PC do B,na campanha para Presidente e para o Governo de Goiás.
Para finalizar Dr.Ney, o que lhe faltou mesmo, foi a coragem de apresentar uma proposta de coligação com o PSDB, que o Dr. sempre defendeu, mas que na hora H, não foi capaz de materializar e muito menos,de articular o que vem disseminando há tanto tempo.
Saiba que sua proposta,seria colocada em votação, até as cédulas já estavam impressas, diferente do que o senhor prega,a democracia reina sim no PMDB que é comandado pelo Dr.Adib Elias e por Kid Neto, este fiel escudeiro do partido, que grandes serviços já realizou em Goiás.
Talvez o Doutor busque esta coragem, juntamente com a humildade que lhe falta, na grandeza de seus amigos de Formosa, e peça sua desfiliação do PMDB, partido que já lhe deu tantas oportunidades, mas que agora não atende mais seus “interesses”.
Sugiro também, que vá a convenção tucana, lá com certeza, o Doutor se sentirá á vontade,e somente para concluir, nós do PMDB lamentamos que sua saída tenha sido tão tardia, pois, mesmo filiado ao MDB desde 1974, o Doutor vem cultivando nos últimos anos, um jeito tucano de ser.

Luiz Bruno Roriz
(brunororiz@bol.com.br/twitter.com/luizbrunororiz)